Memória de Elefante

Quantas vezes já teve uma ideia fulminante, daquelas ideias instantâneas e que são brilhantes, e sentiu a necessidade de a escrever imediatamente antes que se esquecesse? Por incrível que pareça, isto é bastante comum nas pessoas mais criativas e com a vida mais agitada, que tem de pensar em mil coisas ao mesmo tempo e, muitas das vezes, a “ideia instantânea” surge quando não precisamos dela nesse momento, mas sim para mais tarde.

Toda a pessoa tem ideias brilhantes quando menos espera –  ideias que podem ser meros esboços de algo que, futuramente, podesse tornar a base essencial para a sua vida profissional ou pessoal. Para que essas ideias não lhe escapassem e nunca mais fossem recordadas, as pessoas escreviam-nas em cadernos destinados para esse fim ou no pedaço de papel mais próximo. Contudo, é fácil de se perder esse caderno ou do papel ir parar ao lixo sem querer. E, a partir desse momento, a ideia perdesse para sempre. Foi com a intuito de resolver esta questão que o russo Stepan Pachikov criou o Evernote.

71Fl+HeBgmL

O Evernote é um software multi-platafórmico que se destina ao armazenamento e organização de informação do seu utilizador, em formato de arquivo de notas. O utilizador pode criar notas em que escreve as suas ideias, seja no formato de texto corrido, um excerto de alguma página web, uma fotografia, ou até mesmo um memo de voz ou uma nota como se tivesse sido a pessoa a escrever, à mão, num papel. As notas não ficarão à solta nesta plataforma, sendo que poderão ser arquivadas numa pasta que o utilizador crie. Mais tarde,  o utilizador consegue editar as suas notas, acrescentar-lhes comentários, ou exportá-las para outro local. Em termos de apresentação, as notas podem estar em formato de texto normal, em formato de livro ou, até mesmo, em formato post-it. O armazenamento das notas por pastas permite uma maior organização para o utilizador, sendo que o mesmo colocará a nota na pasta que lhe é destinada.

Remember Everything

Slogan do Evernote

All-Notes1 evernote_business_notebooks-100015785-large

Por ser uma plataforma de fácil uso e rápido acesso (está disponível para  computadores, telemóveis e tablets de qualquer operadora e marca), qualquer pessoa pode achar utilidades nesta plataforma. Contudo, esta torna-se imprescindível para os profissionais de comunicação, que estão constantemente a trabalhar, com vários projectos em mãos e necessitam de ajuda para organizarem as suas ideias e a sua agenda laboral. Qualquer profissional de comunicação – seja Relações Públicas, profissional de Marketing ou Jornalista – leva os seus dias a mover-se a 200 km/h, com o pensamento a tomar várias direcções ao mesmo tempo e a ter que, a qualquer momento, fazer reset e começar tudo de novo. Logo, o Evernote torna-se um oásis no meio do deserto, um lugar onde os profissionais podem confiar suas ideias e onde vão buscar ajuda para aumentar a sua produtividade. Para além disso, o Evernote ajuda os profissionais a partilharem informação entre si, podendo ter acesso ao Evernote de outra pessoa e conseguir extrair a “nota” de que precisam para realizar qualquer tarefa, em qualquer momento. A produtividade nas empresas aumenta quando os colaboradores utilizam o Evernote para armazenar suas ideias e partilhá-las com os seus colegas, de forma a gerar uma harmonia nas organizações e a facilitar o trabalho de equipa.

Em termos de dados estatísticos, desde o seu lançamento para o mercado em 2008, o Evernote tem aumentado o número de utilizadores de ano para ano. Gradualmente, chegou, em Julho de 2015, aos 150 milhões de utilizadores em todo o Mundo, de acordo com os dados fornecidos pelo The Statistics Portal. E, sabendo que a plataforma ainda necessita de crescer em muitas países, acredita-se que o número de utilizadores apenas conheça o caminho crescente para o futuro.

Capturar

Estes números não devem ser considerados uma surpresa, sendo que o Evernote é importante para qualquer pessoa, não apenas para os profissionais de comunicação. Todos, a certo momento, gostam de organizar seus pensamentos e ideias, ou  quando têm um dia mais preenchido precisam de uma ajuda externa para encaminhá-los e ajudá-los a seguir tudo como eles necessitam. É nesses momentos que esta plataforma serve – para ajudar a nossa mente e memória quando esta mais precisa. Não precisamos de sermos elefantes para nos recordarmos de tudo, basta utilizar o Evernote.

Deixo-vos com um vídeo que explica como o Evernote consegue facilitar a vida dos seus utilizadores. Seja na área da arquitectura, música ou restauração, o Evernote conseguiu melhorar a performance destes profissionais e das suas empresas – profissionais estes que testemunharam a sua experiência diária com a plataforma neste vídeo. De manhã à noite, o Evernote ajuda a armazenar e partilhar conteúdo que não seria possível fazê-lo de forma tão eficiente. Experimente e verá como não quererá outra coisa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s